Reduza os impostos no gás de cozinha: Dicas exclusivas para empresas do Simples Nacional!

Com estratégias específicas no Simples Nacional, é possível reduzir a carga tributária e ajudar seu cliente a economizar mais.

Contador, essa pode ser uma grande oportunidade! Com estratégias específicas no Simples Nacional, é possível reduzir a carga tributária e ajudar seu cliente a economizar mais. Já está orientando ele sobre isso? Se não, é hora de começar!

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe da Contadores CNT retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Distribuidora de Gás e Água no Simples Nacional e entender como os empresários podem reduzir dinheiro!

Como posso ajudar meu cliente a pagar menos impostos?

Primeira coisa que você deve saber é que gás ele é um produto monofásico, dessa forma, é possível pagar menos impostos quando é realizada a segregação das receitas no Simples Nacional.

Além disso, geralmente esse ramo também vende água, que é um produto monofásico, mais uma oportunidade de redução de impostos!

Você, contador, já está fazendo a segregação dessas receitas para seus clientes?

Um detalhe importante sobre esse ramo, é o que pegamos no artigo da é-Simples que lá responde a seguinte pergunta:

Posso segregar GLP (gás de cozinha) como monofásico? A resposta é que infelizmente, não. Entre 02 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, a venda de GLP teve sua tributação alterada para alíquota reduzida a zero. Conforme a Medida Provisória nº 1.157/2023, artigo 1º, inciso III; a Lei nº 9.718/98, artigo 4º, inciso III e a Lei nº 10.865/2004, artigo 23, inciso III.

Qual a diferença entre tributação monofásica e alíquota zero?

O artigo da é-Simples diz:

A tributação monofásica tem o PIS e COFINS tributados todos na indústria ou pelo fabricante.

Já a alíquota zero significa que o produto não é tributado em nenhuma fase da cadeia de consumo do bem, inclusive na produção.

É possível pagar menos impostos legalmente?

O artigo da é-Simples diz:

Sim, visto que a NCM 2202.99.00 Outras águas minerais, gasosa ou não, ou potável, naturais, inclusive gaseificadas ou aromatizadas artificialmente, exceto os refrescos e refrigerantes se trata de produtos monofásicos.

E também a NCM 2711.19.10 Gás liquefeito de petróleo (GLP) é monofásica em um período específico.

Por isso que o PIS e COFINS já estão dentro do preço de compra, não sendo necessário que faça um novo recolhimento destes tributos.

Por outro lado, o gás NCM 2711.19.10 (Gás liquefeito de petróleo GLP) está sujeito à alíquota zero no período de 02 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023.

Como recuperar impostos para meu cliente distribuidora de gás?

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-contadores-cnt e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

Obrigado pela leitura!

Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. “Distribuidora de Gás e Água no Simples, é lucrativa?” Disponível em: https://blog.esimplesauditoria.com.br/distribuidora-gas-agua/. Por Leonel Monteiro em 27/04/2023.